• Fone: (94) 3356-2101 - PA || (98) 3244-2648 - MA

Informativos | Dicas e Novidades

Dicas para evitar incêndios domésticos

Trabalhei por quase 10 anos consecutivos em Plantões Policiais, na função de Delegado e devo confessar que não foi nada fácil visitar locais de crimes em residências e empresas que foram destruídos pelo fogo. Cabe ao Delegado de Polícia investigar as causas do incêndio e principalmente saber se teve origem criminosa ou se o fogo foi provocado em razão de acidente doméstico. Muitas mortes ocorrem anualmente por causa de incêndios em lares. Muitas dessas perdas humanas e patrimoniais tiveram como origem o descuido de um familiar. O amigo leitor não deve imaginar que incêndios acontecem somente com os outros. Minha função nesta matéria é explicar algumas instruções básicas para agir, detectar e prevenir acidentes domésticos. Aqui estão algumas informações valiosas que você poderá utilizar no seu dia a dia:

1) Cigarros: Jamais brinque com fogo. Um cigarro mal apagado, jogado numa lixeira com papeis pode causar uma catástrofe. Coloque o cigarro apagado somente em um cinzeiro ou em uma caixa de areia. Cuidado com os fósforos. Apague-os na água, antes de jogá-los fora. Não fume na cama ou quando estiver com sono. Mantenha fósforos e isqueiros longe do alcance das crianças.

2) Evite usar espiriteira, pois sua utilização é insegura.

3) Nunca apóie velas sobre caixas de fósforos, nem sobre materiais combustíveis.

4) Não deixe cortinas compridas ou tapetes sobre fios elétricos.

5) Muitos incêndios foram iniciados, pois o ferro de passar roupa, após o uso, foi esquecido ligado.

6) Não limpe o piso de sua casa com gasolina ou solventes. Lembre-se que os vapores com o ar formam misturas explosivas.

7) Se possível coloque seu botijão de gás fora de casa. É importante fechar o registro do gás, quando não estiver utilizando o fogão. É de se frisar, que normalmente os vazamentos ocorrem depois do regulador de pressão e desta forma, o botijão nem sempre é o culpado. Geralmente a explosão não é do botijão e sim da mistura do gás com o ar, que queima numa fração de segundos, causando a explosão. Se o amigo leitor chegar a casa e sentir cheiro de gás, não acenda a luz, pois isso pode ocasionar uma imediata explosão.

8) Jamais deixe o que está cozinhando sem supervisão.

9) Nunca coloque papel alumínio ou algum metal dentro do forno de microondas.

10) Lembre-se que a distancia ideal do aquecedor para qualquer objeto incendiário é de 1 metro.

11) A sobrecarga na instalação elétrica é uma das principais causas de incêndio. Se a corrente elétrica estiver acima do que à fiação suporta, ocorrerá superaquecimento dos fios, podendo dar inicio a um incêndio. Desta forma, não ligue mais de um aparelho por tomada. Não faca ligações elétricas provisórias, conhecidas vulgarmente por "gambiarras". Fios descascados quando encostam um no outro, provocam curto circuito e faíscas.